Backup e Restauração de arquivos

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Boa tarde.

Como você está restaurando os arquivos usando o BART?

Você não deveria estar vendo arquivos gpg como você mencionou.

Quando você restaura o backup com o BART, o que ele vai criar para você são 4 pastas por padrão, sendo:

db: contem o dump do banco de dados

cs: contem toda a estrutura de diretórios da pasta contentstore (os arquivos bin)

files: arquivos de configuração que se encontram dentro da pasta de instalação do Alfresco

index: arquivos de configuração e snapshot do solr

Com esses arquivos em mãos, o que resta é executar uma restauração normal, pois são os mesmos arquivos que você teria caso fizesse um backup manual.

douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Correção.

O arquivo só vai para a pasta contentstore.deleted depois que o usuário remove o documento que ele apagou da lixeira.

Só é possível recuperar um arquivo enquanto ele está na lixeira, e depois disso, não tem mais como você recuperar o documento para a estrutura original. Não sem usar outros meios, através por exemplo de uma restauração do dump em outro banco de dados, e executando-se algumas consultas para descobrir o nome original.

* Inclusive, essa é uma das funcionalidades que o BART oferece.

douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Ambos os métodos tem suas vantagens e desvantagens.

Eu sou suspeito para falar, pois sou um dos mantenedores do BART

Sobre "onde guarda o backup", você tem controle total sobre isso quando usa o BART (local, ftp, s3...)

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Pra testar, estou tentando repassar toda a base com o comando ./alfresco-bart.sh restore all now /bkps/alfresco/

Assim, ele gera as pastas que você disse só que com arquivos *.gpg

O que o Tiago Simões disse, ja ajudou na minha primeira questão... agora só fica aberto a parte de restauração de backup que pra mim está completamente confuso.

Acho que usando o BART é melhor porque, até onde eu vi e posso estar errado, ela faz backup usando o amazon s3. Isso é muito interessante pra mim.

douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Você por acaso configurou o BART para criptografar o seu backup?

Uma das opções que ele te fornece é justamente, para casos como o do S3, criptografar os dados antes de enviar para um storage remoto.

Se ele está restaurando arquivos gpg, isso significa que ele não está conseguindo descriptografar.

Faz o seguinte, para ficar mais prático tentar te ajudar, compartilha aqui os seus arquivos alfresco-bart.properties e alfresco-bart.sh

Óbviamente, remova qualquer informação sigilosa antes de postar.

Esse vai e volta com perguntas e respostas não é produtivo sem conseguir ter uma visão geral de como tudo está configurado.

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Eu fiz exatamente como descrito pela ‌ no blog Venzia.

Não alterei nada a não ser a senha do usuário do banco de dados que eu mantive padrão da instalação Alfresco.

Segue anexo os dois arquivos que você pediu pra ver... não ocultei nada pois estou mantendo tudo no padrão original da instalação e entendendo a ferramenta antes de customizar os dados.

Quanto ao S3, ainda não me atrevi a subir nada... como eu disse, só vi que há essa possibilidade que será estudada depois que eu conseguir fazer o básico.

Desde já, muito obrigado pelo apoio pra tirar essas dúvidas!

douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Como imaginei, você está usando criptografia, que vem ligada por padrão.

Veja no arquivo alfresco-bart.properties as seguintes propriedades:

ENCRYPTION_ENABLED=true
PASSPHRASE=alfresco_rocks

Quando você executou o restore, ele não te pediu a senha pra descriptografar?

Se pedir, você precisa informar a senha configurada, no caso, alfresco_rocks

Você tem como executar o backup e o restore e postar aqui os arquivos de log e saídas do console para eu avaliar?

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Bom dia Douglas!!

Eu estive analisando e estava vendo de um angulo errado a questão do restore. Ele estava dando erro de pasta duplicada e por isso não fazia nada pois o meu diretório /bkps/alfresco é onde ele criptografa e guarda o backup. Logo seria impossível realizar o restore apontando esse diretório no comando.

Eu apontei para o diretório /bkps/alfresco2 e os arquivos na estrutura correta apareceram.

Agora, o próximo passo é como eu coloco isso na estrutura? basta dar um ctrl+c ctrl+v e tudo certo ou tenho algo mais a fazer?

Eu vi também que o BART gera as pastas cs, db, files e solr.

Como eu devo manipular elas... enfim... tenho milhões de perguntas pra entender isso rsrs

Só pra você entender melhor o meu objetivo com esse recurso... Eu tenho 2 maquinas com o Alfresco instalado e funcionando toda a parte de autenticação. Uma tem documentos no repositório e a outra não. Assim, eu quero com esse backup restaurar os arquivos na outra maquina. Isso me serve de aprendizado pra, se caso acontecer de eu perder a maquina com o Alfresco, conseguir restaurar facilmente em outra maquina. Ou seja, depois que eu conseguir fazer isso dentro da maquina que estou trabalhando, tentarei passar para uma outra maquina com o Alfresco vazio. Você acha que eu consigo fazer isso?

Mais uma vez, obrigado

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Desculpe o incomodo mas, tem alguma resposta pra mim?

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Boa tarde

Alguém poderia me ajudar com a parte de restauração dos arquivos gerados pelo BART? :/