Backup e Restauração de arquivos

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Bom dia!

Eu estou tentando e ainda estou travado com esse restore.

Eu tentei copiar os arquivos da estrutura gerada pelo BART direto na instalação do Alfresco porém, nada aconteceu.

Os sites não retornaram, nem os arquivos aparecem na interface Web. O que falta pra isso funcionar?

Obrigado

tfdsimoes
Established Member

Re: Backup e Restauração de arquivos

Olá,
Isto é um forum de suporte, como tal tens de ter paciência pois nem sempre as pessoas têm tempo de vir aqui pois só no tempo livre é que se pode vir.
Por o que vi o BART tem uma opção de restauro, como tal podes tentar usar essa.

Caso não sirva e pela informação que recuperei de uma resposta do Douglas C. R. Paes‌ podes recuperar a mão.

No local onde queres restaurar o backup apagas a base de dados de alfresco e voltas a criar uma e de seguida carregas o dump gerado pelo BART, acredito que o ficheiro vai ser o db.
De seguida copias os ficheiros na pasta cs que BART criou e colocas no contentstore de alfresco

Por último copias os ficheiros de configuração de alfresco, alfresco-global.properties é um deles.

Se quiseres copias também as coisas para a pasta de solr para ter os index disponíveis.

Arrancas Alfresco e tudo vai estar como na altura do backup.

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Olá Tiago.

Muito obrigado. irei tentar imediatamente e postarei o resultado aqui.

Desculpe a insistência... acho que minha ansiedade às vezes não me deixa raciocinar direito rsrs

Mais uma vez agradeço a ajuda!

douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Tiago Simões , sua resposta está correta.

Uma vez que o BART restaurou os arquivos, tudo que resta é fazer um restore, e nessa hora, nada muda com relação ao backup manual, via script, ou automatizado com o BART.

Vitor Silveira Rosa siga os passo descritos e, se você fizer tudo certinho, vai ter um servidor Alfresco redondinho, com tudo o que é necessário.

Resumindo, o BART cuida do backup (enviando para o destino que você escolheu), restore (recuperando os arquivos para a pasta que você informou), mas o restore DO Alfresco é com você.

Ele apenas te dá os arquivos que você vai usar no processo, e aí, você precisa seguir a documentação da Alfresco, que é basicamente o que o Tiago escreveu.

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Caros. Muito boa tarde!

Realizei os passos mencionados e entendi como é feito o backup. Vou descrever o que fiz e se caso houver algo errado, peço que me corrijam.

1º Realizei a instalação e configuração do BART conforme a instrução da Cristina MR

2º Fiz o backup e a restauração tambem conforme a Cristina MR

3º "Exportei" os arquivos restaurados pelo BART via scp para a maquina nova

4º Parei o serviço do Alfresco na maquina 2 e "matei" a pasta do alfresco dentro de /opt

5º reestruturei manualmente os arquivos recuperados na pasta /opt e reiniciei o serviço do Alfresco conforme mencionado pelo Tiago Simões‌ e Douglas C. R. Paes

Depois disso, o Alfresco voltou com os Sites e os arquivos exatamente como estavam na maquina 1

Ainda assim, eu tenho tres duvidas/curiosidades:

Douglas C. R. Paes‌, existe algum tutorial para eu configurar o BART para realizar backups com o Amazon S3?

Se eu virar a flag de criptografia e comentar a linha referente a senha, o backup e restauração continuam funcionando do mesmo jeito?

Como funciona a parte de backup incremental do BART?

Se puderem responder essas dúvidas será de grande ajuda pra mim.

Dito isto, podemos considerar o tópico como 100% respondido. Deixo a escolha da melhor resposta para a moderação pois, a maioria da interações aqui é extremamente importante.

Obrigado a todos!

douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Bom dia.

Alguns comentários sobre o procedimento que você usou.

Na parte "matei" a pasta do alfresco dentro de /opt, isso está errado.

Imagino que você tenha feito a instalação via instalador oficial, então foi só por isso que você conseguiu restaurar o Alfresco fazendo isso, pois o banco de dados deve estar ali dentro (me corrija se estiver errado).

O correto seria você ter feito a restauração manualmente, passo-a-passo, como por exemplo, usando uma instalação "zerada" do Alfresco, restaurar os addons dentro das pastas amps e amps_share, aplicar os amps usando o script de instalação da pasta bin, depois restaurar o conteúdo da pasta contentstore, refazer as configurações do arquivo alfresco-global.properties, restaurar o dump do banco de dados usando a ferramenta específica do banco que você está usando (pgdump para PostgreSQL ou mysql para o MySQL), recuperar as pastas do snapshot do solr para as pastas corretas dentro das pastas de dados do solr, eliminar os modelos baixados por ele na pasta alfrescoModels, e mais algumas coisinhas, todas detalhadas na documentação oficial.

Eu diria que você teve sorte.

Sobre o S3, tudo o que você precisa fazer é criar um bucket usando o painel de controle da AWS usando sua conta, copiar os id, chave de acesso e tudo mais e configurar as propriedades relacionadas ao S3 no arquivo de propriedades do bart, além de mudar o backup type para S3. Isso é tudo.

Sobre a criptografia, você não precisa comentar a senha para desligar, basta ajustar como false e está feito.

Melhor criar um novo tópico para cada um desses itens, pois esta discussão já está ficando enorme.

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Bom dia Douglas...

Na verdade todas as questões foram respondidas. essas ultimas eram mais curiosidades que dúvidas.

Muito obrigado pelo apoio e esclarecimento!

Parabéns pelo seu trabalho!

cleberdouradoo
Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Boa tarde. Você pode deixar aqui um tutorial de como fez?