Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
diegotheo
Member II

Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Boa noite, acabei de Instalar o Alfresco e gostaria de saber como configurar ele para acesso em outro computador? Tem algum manual?

Desde já agradeço

15 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Bom dia.

Como você está acessando hoje?

Em teoria, tudo o que você precisa é liberar o acesso ao servidor na porta em que o Alfresco está publicado. O padrão é a porta 8080.

Para isso você precisa saber se seu servidor tem algum firewall, e se tiver, bastaria apenas liberar o acesso via porta 8080.

Com a porta liberada, você precisaria, a partir da máquina cliente, digitar o endereço completo, como http://nome-do-servidorSmiley Tongueorta/share

Existem algumas configurações que você precisa fazer também no arquivo alfresco-global.properties, como os parâmetros share.host e share.port.

Esses parâmetros precisam ter os valores correspondentes ao hostname que você está usando no servidor e também a porta.

Dê mais informações e tentaremos te ajudar no que for possível.

fbasanella
Active Member

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Douglas C. R. Paes‌ boa noite,

Em meu ambiente tenho um Alfresco instalado na Cloud entretanto estou com dificuldades na funcionalidade de conectar um drive de rede em meu Windows Explorer.

A solução de contorno que encontrei foi adicionar na máquina cliente no arquivo hosts (C:\Windows\System32\drivers\etc) o IP e o hostname de meu servidor Alfresco e desta forma está permitindo o mapeamento do drive no windows explorer somente com o hostname.

Existe algum parâmetro que devo configurar para que eu realize o mapeamento por exemplo com um endereço de domínio ex: https://meualfresco.meudominio.com.br:443/alfresco/webdav .

Desde já agradeço!

douglascrp
Advanced II

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Você já criou uma entrada DNS para o hostname que você quer usar vinculado ao IP do seu servidor?

fbasanella
Active Member

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Bom dia ‌,

Sim já fiz, porém a entrada do DNS do meu domínio fica como hostname.meudominio.com.br, o qual ao chegar a solicitação de autenticação o servidor Alfresco ao que tudo indica, a máquina cliente não reconhece o hostname do servidor e consequentemente não autentica e ao que me parece quando colocado a a entrada no arquivos host, a máquina cliente sabe quem é o servidor e a autenticação é realizada.

douglascrp
Advanced II

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Sem avaliar mais de perto, fica meio difícil te ajudar.

Você vê alguma mensagem de erro nos logs?

fbasanella
Active Member

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

‌ poderia me adicionar no skype, me aceite para poder enviar privado para você?

isai
Active Member

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Saudações!

A minha dúvida é bem parecida. 

Dúvida 1: Alguma documentação, com passo a passo, para entender sobre a configuração do Alfresco Web?

Dúvida 2: Outra outra dúvida é se posso usar os HDs do servidor, aqui da empresa, para receber os arquivos digitalizados, através do Alfresco, em PCs fora da empresa, ou seja, via internet? (levando em consideração que temos IP fixo, por aqui, e uma internet de 100mb full duplex.)

Obrigado!

Abç

douglascrp
Advanced II

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Bom dia.

Basicamente o que você precisa fazer é liberar o acesso para a porta 8080, que é a porta que o Tomcat usa por padrão.

No Alfresco, configurar a propriedade share.host para o endereço externo da máquina.

Reiniciar o serviço do Alfresco e acessar via http://endereco-externo:8080/share

isai
Active Member

Re: Como Configurar o Alfreco para acessar pela internet?

Bom dia, Douglas!

Vou fazer um teste agora, pra saber se vai funcionar.

Estou rodando o Alfresco através da minha máquina (Ubuntu 17.04)  e tenho 25 estações na mesma rede.

Vou desativar o firewall do Ubuntu, rodar o Alfresco e tentar acessa-lo, através do navegador, em qualquer outra estação.  É isso que sugere?

Em tempo, sou grato pela sua rápida resposta, em ajuda.