Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mmerlone
Active Member

Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Olá Pessoal,

Estou muito frustrado tentando instalar o Alfresco Community Edition em um Ubuntu server 16.04. O feijão-com-arroz é fácil, instalar as dependências (a), baixar o alfresco-community-installer-201707-linux-x64.bin, chmod +x, executa, instala, responde as perguntas (troquei o 127.0.0.1 pelo ip real), informo uma senha pro admin, tudo certo e lindo.

Mas o usuário admin não funciona, seja instalando no modo fácil ou avançado. Só encontrei a tela de login no /share/page/ e nenhum login funciona, nem a senha informada durante a instalação nem nenhuma outra padrão (admin, alfresco, etc). Ao tentar o usuário "admin" com a senha informada durante a instalação ele posta a tela e retorna pra tela de login sem nenhuma mensagem. Se eu informo uma senha diferente tem o mesmo comportamento porém com a mensagem "Seus detalhes de autenticação não foram reconhecidos ou o Alfresco Content Services não está disponível no momento.", o que era esperado. Isto me faz crer que o login com a senha certa funciona, autentica com sucesso, mas por algum motivo sou redirecionado novamente pra tela de login.

Indo atrás do RTFM, fui na documentação oficial (1), rolei até a seção do ACE, acessei os docs de instalação em (2) porém aqui começa a confusão. Nenhum dos links fala a respeito do download ou uso do instalador Wizard acima, mas apenas métodos manuais - "Installing the Tomcat application server" + "Installing the Alfresco WARs", sendo que não encontro downloads correspondentes.

Toda a documentação cita parâmetros de configuração, funções, etc, mas é difícil entender qual arquivo contém as confs, onde estão, etc. pois muitas vezes não tem referência nem do nome nem do caminho dele. Quando encontro um nome de arquivo em algum fórum ou blog, ele não existe em meu sistema, devia existir em alguma versão antiga mas não existe mais.

Tentando encontrar uma solução para a falha no login, fui procurar arquivos de log. Estão espalhados pelo sistema, nenhum contém nada que ajude a resolver este problema, com nomes nada intuitivos e fora de qualquer padrão. Em (b) os logs que investiguei.

Enfim, alguém pode me ajudar a entender o que está errado, como debugo o problema de login do admin (pra começar, depois ainda vai ter LDAP) e como posso levar as dificuldades que tive com a documentação pra quem pode fazer algo a respeito?

Grato.

(1) Alfresco Documentation | Alfresco Documentation 

(2) Installing Alfresco Community Edition | Alfresco Documentation 

(a) apt -y install ttf-mscorefonts-installer fonts-droid-fallback fontconfig libcups2 libfontconfig1 libglu1-mesa libice6 libsm6 libxinerama1 libxrender1 libxt6 imagemagick ghostscript libgs-dev libjpeg62 libpng3 libfontconfig libsm6 libice6 libxrender1 libxext6 libcups2 libglu1 libcairo2 libgl1-mesa-glx

(b) logs verificados:

tomcat/logs/catalina.out

alfresco.log

share.log

9 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Bom dia Márcio,
Tente desinstalar e seguir os passos abaixo.:
Instalando Alfresco Community 3.4.d no linux em 10 minutos | William Silva 
1- Verifique memória e espaço em disco.
2- Gosto de utilizar o Ubuntu  14.10.
3- Verifique memória e espaço em disco.
4- Verifique se o PostgresQL está "start "  == "sudo ./alfresco.sh start".
5- Verifique a compatibilidade das Libs.
att.

 

mmerlone
Active Member

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Olá,

Obrigado pela resposta, porém seu artigo indica exatamente o que fiz e não deu certo, com a diferença que o artigo cita MySQL e estou usando PostgreSQL.

Sds.

cristinamr
Advanced

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Olá  Marcio,

Uma vez que o Alfresco estiver instalado e quando você iniciá-lo, você poderia anexar aqui o catalina.out e o alfresco.log? Estes são arquivos onde eles mostram o que está por trás. Se você tiver um erro, ele será exibido e nós poderemos ajudá-lo com mais facilidade.

Cris.

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
williamsilva
Established Member II

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

O processo é o mesmo..!!

douglascrp
Advanced II

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Boa tarde.

Eu recomendaria que você utilizasse o seguinte script de instalação:

GitHub - loftuxab/alfresco-ubuntu-install: Alfresco script based install for Ubuntu 

Se você não quiser utilizar para executar a instalação completa, você poderia ao menos ler o conteúdo do script para entender os passos executados.

mmerlone
Active Member

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Olá,

Estive ocupado e não puder dar andamento, mas seguem os logs. Refiz hoje a instalação usando a opção avançada, mantive tudo nos defaults inclusive idioma inglês, portas, etc, defini uma senha xpto1234 pro admin mas em http://alfresco:8080/share/page/ não aceita o login 'admin' com esta senha informada na instalação.

alfresco.log: alfresco.log - c5f26bcb 

catalina.out: catalina.out - 671ae9b3 

share.log: share.log - 045c924e 

Enquanto isso vou conferir a sugestão do colega Douglas.

Obrigado pela força!

douglascrp
Advanced II

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Boa tarde.

Analisando rapidamente seus logs, não vi nada de anormal.

Tente fazer login diretamente no Alfresco ao invés de tentar no Share.

Use a url http://alfresco:8080/alfresco

mmerlone
Active Member

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Bom dia,

Em http://alfresco:8080/alfresco não tem form de login. Neste endereço segui o link para o console de administração, ele pede autenticação por HTTP e a senha funciona, porém se vou, por exemplo, em qualquer console e executo o comando 'help', tenho o erro abaixo:

HTTP Status 500 - Possible CSRF attack noted when comparing token in session and request parameter. Request: POST /alfresco/s/admin/admin-repoconsole


type Exception report

message Possible CSRF attack noted when comparing token in session and request parameter. Request: POST /alfresco/s/admin/admin-repoconsole

description The server encountered an internal error that prevented it from fulfilling this request.

exception

javax.servlet.ServletException: Possible CSRF attack noted when comparing token in session and request parameter. Request: POST /alfresco/s/admin/admin-repoconsole      org.springframework.extensions.webscripts.servlet.CSRFFilter$AssertTokenAction.run(CSRFFilter.java:845)      org.springframework.extensions.webscripts.servlet.CSRFFilter.doFilter(CSRFFilter.java:312)      org.alfresco.web.app.servlet.GlobalLocalizationFilter.doFilter(GlobalLocalizationFilter.java:68)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/7.0.x logs.


Apache Tomcat/7.0.x

Suspeito que o problema acima está relacionado com o login no share me redirecionar novamente pra tela de login, sem erro de autenticação aparente.

Catalina.out: catalina.out - 38bb4c67 

Que posso fazer, pra onde vou? Muito obrigado pela força!

douglascrp
Advanced II

Re: Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Esse é um problema do Alfresco, e eu nunca havia encontrado em nenhum dos nossos projetos executados até hoje.

Coincidência ou não, eu ACABEI de me deparar com esse problema enquanto trabalhava em um projeto.

Para corrigir, crie o arquivo <alfresco_install>/tomcat/shared/classes/alfresco/extension/web-scripts-config-custom.xml

O conteúdo desse arquivo deve ser:

<alfresco-config>
   <config evaluator="string-compare" condition="CSRFPolicy" replace="true">
      <filter>
         <rule>
            <request>
               <method>GET</method>
               <path>/service/admin/.*</path>
            </request>
            <action name="generateToken">
               <param name="session">{token}</param>
               <param name="cookie">{token}</param>
            </action>
         </rule>
         <rule>
            <request>
               <method>GET</method>
               <path>/s/admin/.*</path>
            </request>
            <action name="generateToken">
               <param name="session">{token}</param>
               <param name="cookie">{token}</param>
            </action>
         </rule>
      </filter>
   </config>
</alfresco-config>

Reinicie o Alfresco e teste novamente.

Referência: [ALF-21809] The Community admin console isn't using the CSRF prevention token - Alfresco JIRA