Criação de backup

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rogersmt
Active Member

Criação de backup

Bom dia pessoal.

Sou novo na comunidade, e o principal de tudo, é que não entendo de linux, tão pouco banco de dados, porém gostaria de saber se alguém poderia me ajudar de uma forma descomplicada, de como eu posso fazer o backup dos meus dados adicionados no Alfresco?

 

Desde já agradeço a ajuda.

6 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Criação de backup

Bom dia.

Basicamente o que você precisa fazer é extrair um dump do banco de dados, e como fazer isso vai depender do banco de dados que você está utilizando.

Você precisará salvar a pasta onde o Alfresco guarda os documentos nele armazenados, que no linux "normalmente" está em /opt/alfresco/alf_data/contentstore

Além disso você precisará salvar as configurações que você fez. Normalmente as configurações ficam em /opt/alfresco/tomcat/shared.

Caso você tenha feito customizações ou instalado addons (na forma de AMPs), você precisa guardar as pastas amps e amps_share, que ficam na pasta de instalação do Alfresco.

Você precisa fazer a cópia desses arquivos com o sistema parado.

Para a documentação oficial do Alfresco sobre isso, acesse Backing up and restoring | Alfresco Documentation 

Você também pode utilizar ferramentas para gerenciar o backup para você, como GitHub - toniblyx/alfresco-backup-and-recovery-tool: Alfresco BART is a tool written in shell script... , mas eu não recomendaria que você utilizasse até entender completamente o que está sendo feito.

Outra recomendação é, uma vez configurado o backup, que você faça testes de restore períódicos para garantir que o que você está fazendo está correto. Não vai ser muito legal se, quando você precisar do backup, na hora de fazer o restore, descobrir que ele não funciona.

rogersmt
Active Member

Re: Criação de backup

Bom dia Douglas.

Obrigado pelo retorno.

O banco eu estou utilizando o padrão da instalação dele (pelo que vi Postgre), como posso extrair este arquivo dump? 

Atualmente estou rodando ele em plataforma microsoft.

Deixa eu ver se entendi:

O Backup consiste basicamente em: criar este "Dump" pela base de dados (isto eu ainda não faço ideia de como fazer), e copiar algumas pastas para um pendrive, e para restaurar o backup eu apenas sobrescrevo as pastas originais por estas que eu salvei ?

Seria isso?

douglascrp
Advanced II

Re: Criação de backup

Ok, vamos lá.

Para o PostgreSQL você terá que usar uma ferramenta pg_dump. Você vai encontrar o executável na pasta de instalação do Alfresco.

E respondendo sobre o que é o backup, sim, é basicamente isso, copiar algumas pastas E seus arquivos.

Para a restauração, em resumo, sim, seria recuperar os conteúdos, mas não simplesmente sobrescrevendo.

Como disso na resposta anterior, você terá que estudar o assunto para entender todo o processo.

Você terá que restaurar "partes" dos arquivos guardados, informações como usuários, senhas, endereços.

Além disso, você terá que restaurar o dump do banco de dados em um banco vazio que você terá que criar.

Para isso, você terá que estudar o PostgreSQL para entender como se cria um novo banco, e depois você precisará do pg_restore para restaurar o dump.

Eu te recomendo o seguinte.

Instale o Alfresco em outro computador onde você possa brincar, pois com certeza você vai acabar quebrando o ambiente nas suas primeiras tentativas.

Faça diversos testes de backup e restauração, preferencialmente em um outro computador. Não deixe para aprender isso em produção.

raquel_ballero
Active Member II

Re: Criação de backup

Douglas, 

Consegui realizar um backup, porem verifiquei que alguns arquivos xml ou properties que foram customizados também necessitam ser restaurados  e não se encontram na pasta alf_data.

Vi que existe uma forma de realizar um backup automático (de acordo com o link), este backup consegue recuperar também todos esses arquivos de configurações do alfresco (properties/.xml)?

Outra dúvida, de que forma ficam salvos as informações dos documentos? Ficam na alf_data na forma binária ou no banco de dados? Você sabe como o alfresco guarda essas informações de configuração, documentos, o que fica no banco e o que fica na alf_data?

douglascrp
Advanced II

Re: Criação de backup

Boa tarde.

Eu não recomendo que você use a ferramenta do link que eu passei até que você entenda todo o processo.

Se você ainda não sabe onde os arquivos de configuração estão, então automatizar o processo só vai piorar as coisas para você. Você deve conseguir recuperar os arquivos de configuração por conta própria.

Respondendo suas perguntas, sobre as configurações, propriedades e tal, apenas repito a minha resposta do primeiro post:

Além disso você precisará salvar as configurações que você fez. Normalmente as configurações ficam em /opt/alfresco/tomcat/shared.

Outro lugar que podem estar é na pasta amps, dentro de Tomcat, mas isso só se você empacotou suas customizações como AMPs.

As "informações dos documentos" ficam salvos no banco de dados.

Na pasta alf_data/contentstore você encontrará OS documentos.

Alguns conceitos importantes que você precisa entender e que vão te ajudar nessa questão do backup estão disponíveis em Repository concepts | Alfresco Documentation 

Espero que seja útil.

bruno_oliveira
Member II

Re: Criação de backup

Eu criei dois scripts para isso espero que ajude bruno-oliveira1 (Bruno Oliveira) · GitHub