Customizações para o Alfresco CE

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
trabalhowf2018
Established Member II

Customizações para o Alfresco CE

Boa tarde pessoal,

Após testar o Alfresco CE, aqui na empresa sentimos que será necessário algumas customizações como novas tarefas de Workflow e a criação de addons.

Com isso, faço algumas perguntas:

1- É possível desenvolver addons em PHP e Python (linguagens que usamos aqui)?

2- É preciso algum IDE específico (quais as mais recomendadas)? 

Li muito sobre compactação para criação desses addons... confesso que está tudo muito nebuloso.

Também li alguns artigos, mas praticamente todos estão marcados como obsoleto, então acabo ficando meio perdida.Smiley Sad

Estamos usando o Alfresco CE versão 201707.

Qualquer ajuda (ou luz no fim do túnel) será muito bem vinda.

Desde já, obrigada!

5 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Customizações para o Alfresco CE

Boa noite.

Addons do Alfresco são construídos basicamente Java, JavaScript, XML e Freemarker, que são as ferramentas com que o próprio Alfresco é construído.

No link a seguir você vai encontrar um bom ponto de partida para o desenvolvimento: https://ecmarchitect.com/alfresco-developer-series 

Sobre IDE, nada específico. Você usa o que conhecer melhor.

Por se tratar de Java, as mais utilizadas são Eclipse e IntelliJ, mas isso não é requisito de forma alguma.

Compactação? Onde você viu isso?

trabalhowf2018
Established Member II

Re: Customizações para o Alfresco CE

Bom dia Douglas C. R. Paes

Vou tentar achar o link em que vi sobre, mas essa questão da compactação se referia a AMPs, e addons. Pelo que entendi, acho que se referia a integração de códigos para criação de uma aplicação. 

Achando o link, eu coloco aqui.

E mais uma vez, obrigada pela sua ajuda. Vou ler o artigo para entender sobre.

PS: Pode parecer uma pergunta besta, mas qual a diferença entre os AMPs e os Addons?

douglascrp
Advanced II

Re: Customizações para o Alfresco CE

Bom dia.

Acho que por "compactação" você deve estar se referindo ao "packaging".

Nesse caso, a palavra correta seria empacotamento, ou seja, a criação do arquivo para instalação/deploy.

AMP, assim com JAR, é apenas o formato do arquivo gerado pelo maven quando você empacota seu projeto.

E um addon é apenas uma extensão, que adiciona novas funcionalidades ao Alfresco.

trabalhowf2018
Established Member II

Re: Customizações para o Alfresco CE

Bom dia Douglas C. R. Paes

Sim, é referente ao packaging mesmo! 

Para desenvolvimento, qual você indica mais, criar extensões ou um projeto com várias novas funcionalidades?

PS¹: Fui usar o maven para um projeto teste (um teste de exemplo, citado na documentação que você indicou anteriormente  https://ecmarchitect.com/alfresco-developer-series ), que levou horas para finalizar o packaging (e acabei não conseguindo finalizar devido uma queda de luz). Esse processo é demorado mesmo ou será que pode ser algum problema de infra? 

PS²: Em qual diretório do alfresco posso encontrar os fluxos padrões de workflow?

douglascrp
Advanced II

Re: Customizações para o Alfresco CE

Bom dia.

Para desenvolvimento, qual você indica mais, criar extensões ou um projeto com várias novas funcionalidades?

Só você pode responder essa pergunta.

Se é uma customização comum, que pode ser usada em diversos projetos, então eu iria de projeto separado para esse item.

Se é algo específico, de um cliente apenas, por exemplo, aí um projeto contento várias funcinalidades.

levou horas para finalizar o packaging

Só demora assim da primeira vez, pois está baixando dependências que você ainda não tem no seu computador.

Quando terminar, as próximas execuções serão rápidas.

Em qual diretório do alfresco posso encontrar os fluxos padrões de workflow?

alfresco-repository/src/main/resources/alfresco/workflow at master · Alfresco/alfresco-repository · ...