Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
vitorsrosa
Active Member II

Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Eu instalei a versão Community em um Debian somente em modo texto e não consigo habilitar a visualização e edição de arquivos OpenOffice no navegador.

Há alguma coisa que eu devo fazer? Como eu habilito a funcionalidade do LibreOffice?

Obrigado

1 Solution

Accepted Solutions
douglascrp
Advanced II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Bom, vamos por partes.

Você disse que está usando o Alfresco 5.2, então, pela documentação do projeto, você de

veria estar a versão 0.3 do addon:

Version 0.3

For Libreoffice 5.1 and Alfresco 4.x and 5.x, based on vnd.sun.star.webdav(s) url schemes

Essa parte está certa?

Se estiver correto até aqui, você precisa seguir os passos para configuração dos clientes Windows (creio que seja esse seu caso):

Home · zylklab/alfresco-share-online-edition-addon Wiki · GitHub 

Se possível, me envie tudo o que você fez, detalhadamente.

  • Links dos arquivos que você baixou
  • Locais onde você colocou os arquivos no servidor
  • Como você apicou as customizações (comandos, na ordem em que foram executados)
  • Configurações dos clientes (versões do windows, o que fez, e como fez)

View solution in original post

23 Replies
cristinamr
Advanced

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Você tem algum erro em catalina.out e alfresco.log?

Copi alguns links que eu acho que podem ajudá-lo:

- Online edition with Libreoffice in Alfresco 5 - zylk (Alfresco 5)

- GitHub - Redpill-Linpro/alfresco-libreoffice-online-edit: A LibreOffice Online Edit Module for Alfre...  (Alfresco 4.2)

Espero que eles o ajudem,

Cris.

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
vitorsrosa
Active Member II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Cristina, obrigado pela ajuda porém, mesmo com os links, não está claro como deve ser feito.

O que eu acho estranho é que os documentos OpenOffice não aparecem nem com uma pré visualização. Para ver ou alterar o documento, eu tenho que fazer o Download pra minha maquina e então mexer e depois fazer o upload.

Só pra complementar, a minha instalação do Alfresco é a simples que tem na própria documentação:

Installing | Alfresco Documentation 

O meu maior problema é: Como eu faço pra habilitar as funcionalidades do LibreOffice? Eu notei que ele já vem incorporado na instalação do próprio Alfresco porém desabilitado.

Também já segui o que está documentado na seção Configuring LibreOffice | Alfresco Documentation e também não funcionou.

douglascrp
Advanced II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Boa tarde.

Não sei se você entendeu a real função do LibreOffice instalado juntamente com o Alfresco.

Esse LibreOffice é utilizado apenas para gerar a pré-visualização de arquivos do MS Office e ODF (LibreOffice), convertendo os mesmos para PDF, que são então utilizados pelo Share para a exibição do preview.

Para a edição de conteúdo, esse LibreOffice não é utilizado de maneira alguma.

Se você precisa editar arquivos do Office, então o que você precisa é instalar e configurar o AOS (Alfresco Office Service), e no caso de arquivos do LibreOffice, você pode usar o addon fornecido pela Zylk (do link que a ‌ indicou).

Meu objetivo com essa resposta foi tentar esclarecer as diferenças entre os dois casos.

vitorsrosa
Active Member II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Entendi Douglas.

No caso do Zylk eu tive dificuldade em entender os arquivos que ele gera e onde eu devo rodar exatamente o arquivo .jar

Eu vou continuar procurando com certeza mas, se alguém puder me adiantar esse lado será de grande ajuda e me economizará muito tempo.

Sou novo na plataforma e estou tentando entender a estrutura dela pra customização posterior. Se vocês puderem me indicar alguma fonte que tenha alguns "how to" legais pra executar também agradeço.

douglascrp
Advanced II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

No link seguinte você vai encontrar o material que qualquer aqui acaba indicando para quem está começando.

About the Alfresco Developer Tutorial Series | ECM Architect 

Sobre o addon da Zylk, os arquivos que ele gera são AMPs, que precisam ser intalados conforme descrito em Using the Module Management Tool (MMT) | Alfresco Documentation 

vitorsrosa
Active Member II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Douglas.

No link que você enviou sobre o Zylk eu não entendi bem... o uso dele seria pra "compilar" o arquivo .jar?

No site do Zylk ele pede pra fazer dois arquivos e depois rodar um comando que o Debian não encontra. Eu vi que quando coloca o .jar na pasta tomcat/shared/lib apareceu a opção de edição online. Porém, não sei como fazer o restante do procedimento pois esse comando update-desktop-database não existe na minha distro Debian.

Será que falta alguma dependência ou como eu instalei o Alfresco com o wizard do site a estrutura de pastas é diferente?

douglascrp
Advanced II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Você não precisa compilar o projeto para gerar o jar, pois você pode baixar o arquivo já compilado aqui

Releases · zylklab/alfresco-share-online-edition-addon · GitHub 

Com os arquivo jar em mãos, você vai precisar executar os passos descritos na documentação do projeto.

vitorsrosa
Active Member II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Entendi... realmente uma parte deu certo aqui porém, o comando update-desktop-database não existe no Debian que eu instalei... Pode ser por que ele está em modo texto?

douglascrp
Advanced II

Re: Não é possível abrir LibreOffice no Alfresco Community 5.2

Jump to solution

Essa parte do desktop precisa ser feita nas máquinas dos usuários, e não no servidor.

O que essa parte faz é registrar no SO do usuário qual aplicativo deve ser aberto quando ele clicar na ação de editar, e para isso, imagino que você saiba, o LibreOffice precisa ser instalado para cada usuário do Alfresco.