Novata no mundo Alfresco

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pricilakister
Active Member

Novata no mundo Alfresco

Boa Pessoas queridas,

Gostaria de orientação dos jovens mestres do Alfresco.

Conheci essa ferramenta a mais ou menos 1 mês e cheguei a conclusão que se trata de uma aplicação fantástica (com um "preçinho" kk)

Bom! pra não demandar com perguntas muito simplórias, estudei um pouco, instalei, fiz vários testes...

Até que o uso é relativamente tranquilo. Mesmo tendo algumas dúvida - sanarei usando mais Smiley Happy

Gostamos tanto que que falta pouco pra por em produção. Mas algumas coisinhas estão me tirando um pouco da segurança de finalizar...

# Antes meu contexto (resumo)

* Escritório de SeguroS com muitos arquivos, de planlhas, documentos, fotos, relatórios que são vistos e "opinados" por várias pessoas..
* Somos no máximo 20 usuários;
* vou destinar um PC um pouco modesto;
- PC i5
- Memória: 8GB
- HD: 500GB


1. Tem alguma recomendação de um tipo de instalação ser mais indicado que outro (manual ou docker)?
(Estou usando o Portainer para administrar o docker)

Me senti um pouco insegura na questão estabilidade/disponiblidade... usando DOCKER (provavelmetne por não dominar o tema)
até desliguei o servidor na brutalidade kk, só pra ver como seria o reestabelecimento do serviço.. voltou legal..

Nesse contexto, vi que os dados do Alfresco ficam num VOLUME no host.. ENTÃO como ficaria a questão do BACKUP geral (MEU MAIOR LEMA)?!
SE EU copiar esses volumes seria o suficiente para restaurar tudo no caso de um "desastre"?
Ví uns links no forum mas não conseguir reproduzir Smiley Sad

2. Em decidindo colocar em produção qual seria a melhor maneira de levar todos os meus documentos, tipo primeira "carga". Deve dá do máximo uns 25GB
Vi que tem um tal de WebDav, FTP.. Mas como habilitor isso?!

3. Teria uma maneira mais prática para instalar a versão 6 manual.
não entendi bem da forma que está no site.

Achei o muito legal a instalação da versão 5.2. Bem que a 6 poderia ser esse SETUP
Até pensei em ficar com essa versão 5.2, mas fiquei com medo de deixar de ter algum recurso novo/importante da versão 6.x


Bom é isso.. desde já muito obrigada pela atenção

3 Replies
andremmoraes
Active Member

Re: Novata no mundo Alfresco

Bom dia, como você está

bem incialmente bem vinda, vamos aos seus pontos.

1 e 3 juntas - Instalação
A instalação via instalador parou na versão 201802-EA, e a ultima Estável com instalador é a 201707-GA, GA é a versão estável que pode ser colocada em produção, a versão EA é a de testes não é muito aconselhavel colocar em produção.
Não fui para o docker pois ainda não domino a instalação manual do produto(aqui entra uma regra minha só instalar viadocker o que consiga instalar fora dele, mas estou levando um baile da instalação manual, não consegui ainda realizar a instalação manual da versã 201901-GA, mas a instação e utilização do Docker é altamente recomendável. Estou tentando fazer um passo a passo da instação manual,se eu terminar antes de alguem aqui do grupo eu lhe passo.

2 Carga inicial
Bem no caso da empresa que trabalho, eu coloquei cada setor como um site, cada site pertence a um grupo e cada grupo possui usuários, depois disso foi só inserir os documentos em seus respectivos sites, cada usuário já sai com os documentos referentes ao seu respectivo setor(site), eu aconselho o uso de webdav no caso da sua empresa ter a necessidade de scanear documentos e eles "cairem" no alfresco sem a necessidade de um acesso a login ou senha, mas ´e claro que neste caso entam alguns outros processos, como por exemplo, quando estes documentos fores escaneados inicia um Workflow(fluxo de trabalho) determinado(envia email, cria uma tarefa, etc).

Maquinário e Backup
Sua maquina é boa para o trabalho, so aconselharia mais memória e um espelhamento raid de hd.
Aconselho a utilização do BART.
No meu caso estamos trabalhando com Maquinas virtuais(Hyper-V) então em caso de algum sinistro voltamos a maquina virtual anterior, mas estamos repensando nossa arquitetura.

Se voce quiser trabalhar com edição online de documentos aconselho o onlyoffice, nos aqui utilizamos a versão community que permite 20 usuários editando simultaneamente, no seu caso acredito que se encaixe certinho.


Acredito que seje isso.

Qualquer coisa é so falar.

[]'s

pricilakister
Active Member

Re: Novata no mundo Alfresco

"Super Mega Obrigada" Por responder,

Então..

"1 e 3" - Vou esperar um pouco esse tutorial. Enquanto estudo um pouco mais a ferramenta. Cada dia gosto mais. Apesar de ler que docker é tudo de bom. Ainda fico resistente.. não pelo docker em si.. sim pela questão de qualquer alteração ter de ser feita no container..

 

"2" - Carga inicial..

Interessanes essa questão do webdav.. li um pouco mas não entendi como ativar no Alfresco (menos aida na modalidade docker Smiley Sad  ).

Até que depois da "carga inicial" cada usuário se encarrega de colcor seu documento via browser mesmo.. por enquanto não "mexeremos" com workflow...

Top demais! a dica do onlyoffice.. não conhecia..

 

Mais uma fez muito obrigada.

hah! dei uma olhada no BART Smiley Sad, ainda estou tentando entender..

Como não terei a possibilidade de usar RAID.. torna o backup a minha prioridade/preocupação principal e condicionante para por em produção

 

 

 

pricilakister
Active Member

Re: Novata no mundo Alfresco

... Saudações,

Depois de 2 dias dedicados a tentar instalar o Alfresco manualmente.. e FRUSTADAS as tentativas.. Isso, seguindo N tutoriais, documentação oficial, videos..

Tudo bem que não tenho muita experiencia.. Mas penso que mesmo sendo uma versão "grátis" a comunidade ou a própria desenvolvedora poderia dá uma atenção melhor para esse processo.

Seria uma forma de popularizar ainda mais essa Fantástica Ferramentas.. com certeza em algum momento poderia até ser uma estratégia para vender a aplicação...

"Curiosamente" qualquer alteração/atualização no SO "quebra" qualquer tutorial. Exemplo: encontrei uma orientação muito bem elaborada para instalação no CentOS 7.. Mas que na versão 8 não funciona.. Ai fica o mesmo dilema, usar SO antigo com Alfresco novo ou usar Alfresco antigo (versão 5.2 com setup) e so SO novo...

fiquei pensando será que essas tantas dúvidas que estão no forum, são de instalações em docker!?

Embora já esteja estudando o Alfresco na modalidade docker.. fico um pouco insegura se realmente seria uma opção segura no sentido de estabilidade para uso em produção..

Emfim, um desabafo Smiley Sad

Se alguma almo bondosa que tenha conseguido instalar manualmente puder aponder um caminho menos tortuoso, ajudaria..

nem procuro a solução 100% resolvida.. (serial até "folga" da minha parte)..

como estou de férias.. por minha conta, estou investindo um bom tempo para estudar e me sentir segura para apresentar a solução para meus chefes e equipe.

 

** INCLUSIVE me ocorreu um "pensamento/pergunta", já prevendo não conseguir no tempo hábil...

Será que o "prejuízo" em se adotar a versão 5.2 é grande.. Considerando a melhorias das versões posteriores?

 

vamos que vamos...