Ocultando pastas de configuração do repositório

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
trabalhowf2018
Established Member II

Ocultando pastas de configuração do repositório

Bom dia Pessoal,

Estou realizando a configuração de acesso aos repositórios e estou com algumas dúvidas, principalmente após alguns testes realizados. Segue a descrição abaixo:

- Notei que se eu não configurar as pastas default do Alfresco, todos os usuários que criar terão permissão para visualizar e até mesmo alterar os documentos, o que gera um risco e instabilidades ao sistema. Eu cheguei a configurar o acesso como 'Consumidor', mas a minha necessidade é dessa pasta nem ficar visível ao usuário final.

- Para que usuários comuns não tivessem esse acesso, eu os tirei do grupo de permissão dessas pastas, deixando para acesso livre somente as pastas do Site que eles fazem parte, a pasta pessoal deles e as pastas do Shared.

- Porém, notei que ao tirá-los o acesso à pasta 'Data Dictionary', ao tentarem iniciar um fluxo de trabalho com a opção de envio de e-mail marcada, ocorria um erro (com uma mensagem bem genérica, e que descobri depois de muito quebrar a cabeça, rs), informando que eles não tinham permissão para a ação. Então, após retornar a concessão de acesso a esta pasta (e a todo seu conteúdo), foi possível iniciar com sucesso um fluxo de trabalho com a opção de envio de e-mail marcada. Acredito que isso deva ter ocorrido, provavelmente, por ser na pasta 'Data Dictionary', onde estão os Templates para a montagem do e-mail.

- Como notei que será necessário dar permissão a certas pastas default do Alfresco a todos os usuários, gostaria de saber se é possível ao menos ocultá-las, para evitar deleção ou mesmo alteração de arquivos nativos da configuração do Alfresco.

Encontrei este tópico de 2014 porém, acredito que a resposta dada foi basicamente a 1ª solução que me veio em mente, mas que acabou me gerando um erro na funcionalidade do fluxo de trabalho.

Habilitando regras para as pastas 

Desde já agradeço!

6 Replies
cristinamr
Advanced

Re: Ocultando pastas de configuração do repositório

Ola!

A solução mais simples é criar sites, atribuir usuários e ocultar o botão "repositório" do "header" (barra preta). Então você não terá nenhum desses problemas

How to hide repository menu for non-admin users 

Cris.

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
trabalhowf2018
Established Member II

Re: Ocultando pastas de configuração do repositório

Bom dia Cristina MR‌.

Testei sua orientação e funcionou, porém, acabou não atendendo a necessidade do nosso projeto.

O que ocorre é que, queremos que os usuários tenham acesso as suas pastas pessoais (User Homes) e a pasta Shared também.

E como eu notei que, para que o e-mail seja enviado ao iniciar do fluxo de trabalho, o usuário também precisa ter permissão à pasta Data Dictionary, eu queria realmente só inibir/ocultar essa pasta.

Estava analisando o arquivo share-config-custom.xml e gostaria de saber se é possível realizar a seguinte alteração:

.

.

.

<!-- Repository Library config section -->
<config evaluator="string-compare" condition="RepositoryLibrary" replace="true">

<!-- Root nodeRef or xpath expression for top-level folder. 
      e.g. alfresco://user/home, /app:company_home/st:sites/cm:site1
      If using an xpath expression, ensure it is properly ISO9075 encoded here. -->

<root-node>alfresco://company/home</root-node>

<tree>


<!-- Whether the folder Tree component should enumerate child folders or not.
       This is a relatively expensive operation, so should be set to "false" for Repositories with  

        broad folder structures. -->

<evaluate-child-folders>false</evaluate-child-folders>

<!-- Optionally limit the number of folders shown in treeview throughout Share. -->
<maximum-folder-count>500</maximum-folder-count>
</tree>

 

<!-- Whether the link to the Repository Library appears in the header component or not. -->
<visible>true</visible>

 

<!—alteração -- >

<config evaluator="string-compare" condition="RepositoryLibrary" replace="true">
  <root-node>/app:company_home/app:dictionary</root-node> 
<!—link Data Dictionary -- >
<visible>false</visible>

 </config>

 </config>

Desde já, obrigada!

cristinamr
Advanced

Re: Ocultando pastas de configuração do repositório

Eu não sei se o que você está tentando fazer pode ser feito. Por que você não tenta isso? >>  

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
trabalhowf2018
Established Member II

Re: Ocultando pastas de configuração do repositório

Obrigada pelo retorno Cristina MR‌.

A dica do tópico que você indicou funcionou certinho! 

A solução foi mais fácil do que esperado. rs!

Mais uma vez, obrigada!

EroS85
Member II

Re: Ocultando pastas de configuração do repositório

O link não está disponivel. E estou precisando do mesmo procedimento para impedir que os usuários acessem outras pastas do repositório. Devem acessar somente a pasta do usuário e as pastas permitidas no site. Seria possível me enviar ou disponibilizar o procedimento aqui?

williamsilva
Established Member II

Re: Ocultando pastas de configuração do repositório

Se estiver usando Alfresco Comunity superior a 6.2 -Docker  a montagem da estrutura de pastas de configuração é diferente.