Vantagens e Desvantagens

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
alexhsantos
Member II

Vantagens e Desvantagens

Bom Dia;

Estou pesquisando e estudando um pouco sobre o Alfresco, pois a empresa que eu trabalho tem duvidas na implementação dessa solução, justamente por não conhecer…

Eu baixei o Alfresco Share 4.0c e já estou testando, mas queria saber de usuários mais antigos, quais as vantagens e principalmente as desvantagens dessa solução.

Duas duvidas que tenho é se existe uma tradução 100% para o Alfresco Share e se ele é 100% compatível com AD pois dei uma pesquisada e li que versões anteriores não tinham compatibilidade com AD.

OBS: Estou rodando ele local. Windows 7, 32bits, 4gb RAM.

Obrigado e Agradeço dês de já.

Att.

Alex Henrique dos Santos
7 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Vantagens e Desvantagens

Olá Alex Henrique,
1-Estou pesquisando e estudando um pouco sobre o Alfresco, pois a empresa que eu trabalho tem duvidas na implementação dessa solução, justamente por não conhecer…
"""
O Alfresco é formado por um repositório central de conteúdo, com mecanismo abrangente de permissões e regras de acesso, e ainda mecanismo para regras de fluxo de trabalho gerenciado por  segurança permitindo  o acesso por perfil e grupos de usuários.
Oferece versionamento automático de documentos e processos,conversão automática de formatos (por exemplo .doc para PDF),auditoria de acessos e modificações e também taxonomia de classificação,temporalidade documental.O repositório é dividido em espaços e sub-espaços, que podem ser considerados como pastas ou diretórios de arquivos num sistema tradicional.Porém os documentos no Alfresco estarão sujeitos  a restrição de acesso, regras de comportamento,definição de propriedades e segurança de grupos.
Os recursos do repositório poderão ser estendidos e customizados, oferecendo ao usuário de forma simples, alguns benefícios, como por exemplo :
- Gestão de documentos e Gestão de imagens : possibilita a captura de todos os documentos digitalizados, convertendo  e incorporando no repositório, facilitando assim, o acesso às informações e auditoria.
-Interface WEB : todos os recursos são acessados via navegador, sem necessidade de gastar recursos de hardware e seu repositório estará armazenado em um servidor central.
-Gestão Arquivístiva : permite o controle de toda a massa documental física sob a guarda da empresa ou terceiros,temporalidade,metadados,categorização.
-Colaboração : cria grupos de projetos, wiki, grupos de discussão, micro blog.
-Gerenciamento de processos: permite o workflow documental através de regras e processos.
-Segurança: restringe o acesso, Check In  e  Check Out, administração, controle e inclusão de novos usuários,etc.
"""
R- Quais as necessidades de sua empresa e qual o foco de negócio,seus requisitos etc..
     Vc. é da área de TI, conhece algo de gestão documental, etc..
2- Eu baixei o Alfresco Share 4.0c e já estou testando, mas queria saber de usuários mais antigos, quais as vantagens e principalmente as desvantagens dessa solução.
R- Não sabemos da sua necessidade mais o Alfresco com certeza irá atender.:
http://williamsilva.wordpress.com/2010/10/04/ishare-ecm/
http://vimeo.com/27317293

3- Duas duvidas que tenho é se existe uma tradução 100% para o Alfresco Share e se ele é 100% compatível com AD pois dei uma pesquisada e li que versões anteriores não tinham compatibilidade com AD.
R- Estamos disponibilizando a versão do Alfresco 4.0.d já traduzida para nosso clientes e parceiros homologados.A versão da comunidade vc. pode acessar nesse post.https://forums.alfresco.com/br/viewtopic.php?f=15&t=234
-O Alfresco pode ser sincronizado com o AD -
Qual a necessidade da empresa relacionada ao Alfresco como ferramenta de ECM ??
sds.
alexhsantos
Member II

Re: Vantagens e Desvantagens

William, Bom dia, foi muito esclarecedor sua explicação, agora sobre as suas perguntas.

1- Quais as necessidades de sua empresa e qual o foco de negócio,seus requisitos etc..
Vc. é da área de TI, conhece algo de gestão documental, etc..

R- A empresa em que trabalho é uma universidade particular e atendemos a um hopital e várias divisões cada uma delas com particularidades. E buscamos algo para genrenciar qual quer tipo de documentação. Um exemplo, as provas são digitalizadas em uma das divisões da instituição e são arquivadas em um servidor, nada automatizado. Tem também a parte do hospital, a documentação dos pacientes, etc…
E na área de TI, a pequena tanto na parte de desinvolvimento quanto de infra.

Sou da parte de desinvolvimento  e conheço pouco sobre gestão documental.


2- Não sabemos da sua necessidade mais o Alfresco com certeza irá atender.:
Eu queria mesmo era saber oque o Alfresco pontos fracos (não sobre recursos, pois ja vi que isso ele tem muito). Procurei na web pessoas criticando o Alfresco (criticas do tipo, não funciona com banco Sql Server, ter problema no gerenciamento de usuarios por ser muito complexo), mas não obtive sucesso… rsrsrs não sei se é a solução que é perfeita ou se os defeitos da solução não tem um impacto tão grande. É facil eu entrar no site do Alfresco e ver mil e uma vantagens mas eu me perguntei, e as desvantagens… uma que encontrei que nem eu nem acho que seja desvantagem é que a tradução pro português é parcial, em vista de que a maioria dos funcionários tem pouco conhecimento do inglês.

Bom agradeço a sua resposta, já foi muito esclarecedora…

Sds.

Alex Henrique dos Santos
williamsilva
Established Member II

Re: Vantagens e Desvantagens

Olá Alex,
1-A empresa em que trabalho é uma universidade particular e atendemos a um hopital e várias divisões cada uma delas com particularidades. E buscamos algo para genrenciar qual quer tipo de documentação. Um exemplo, as provas são digitalizadas em uma das divisões da instituição e são arquivadas em um servidor, nada automatizado. Tem também a parte do hospital, a documentação dos pacientes, etc…
R- A Alfresco bem otimizado por profissíonais  pode atender sua demanda sem problemas, inclusive na demanda de automação de  escaninhos digitais e etc…Se interessar temos Software para automação de "Document Imaging".
Com relação área Hospitalar tenho projeto de "PEP-Prontuário Eletrónico" e "RES-Registro eletrônico em Saúde" e tudo isso agregado na sua Gestão Hospitalar mesmo  sendo um Hospital Universitário seria interessante pois irá automatizar todos os processos documentaís.

2-Eu queria mesmo era saber oque o Alfresco pontos fracos (não sobre recursos, pois ja vi que isso ele tem muito). Procurei na web pessoas criticando o Alfresco (criticas do tipo, não funciona com banco Sql Server, ter problema no gerenciamento de usuarios por ser muito complexo), mas não obtive sucesso… rsrsrs não sei se é a solução que é perfeita ou se os defeitos da solução não tem um impacto tão grande. É facil eu entrar no site do Alfresco e ver mil e uma vantagens mas eu me perguntei, e as desvantagens… uma que encontrei que nem eu nem acho que seja desvantagem é que a tradução pro português é parcial, em vista de que a maioria dos funcionários tem pouco conhecimento do inglês.
R- Com relação ao MS-SQLServer somente no Alfresco Enterprise (meus projetos uso somente o Community), em nosso projetos trabalhamos somente com open source (MySQL PostrgreSQL) que na realidade são SGBDs estáveis e utilizados corporativamente,observe que o Alfresco não depende 100% do SGBDs como outras ferramentas o banco é usado para login e alguns poutros recursos que não é o caso.
O Alfresco não é a última bolacha do pacote como gosto de dizer, mais dentre o que existe de pago e open source é a ferramenta que atende muito bem.Desvantagens ?? se vc. analisar o Alfresco é uma Numbrella de tecnologia open source que são best sellers,é um produto em constante evolução e updates, é importante notar que também é out of the box e seu código fonte pode ser alterado pq. é open source, então nós customizamos conforme o escopo do projeto.
Ps. Observe que o projeto nada tem haver com banco de dados.
Quanto a tradução do Alfresco em PT_BR, nossos clientes e parceiros já estão recebendo 100% em Portugês do Brasil, e temos algumas poucas  pessoas da comunidade envolvidas nisso.
Se sua empresa estiver realmente  interessada mesmo no Alfresco, marque um Call via Skype com seus gerentes assim  podemos discutir e fazer uma demostração à vcs.
Qual a sua cidade ??
Estarei fora do dia 25/01 a 27/01, mais responderei a e-mails.
Att.
William Silva
alexhsantos
Member II

Re: Vantagens e Desvantagens

William muito obrigado pelas respostas. Vou dar um feedback para meus superiores, estão em análises mais 2 soluções. Qual quer coisa, volto a entrar em contato. Mas des de já agradeço.

Somos de Ribeirão Preto/SP.

Obrigado mais uma vez.

Att.

Alex Henrique dos Santos
alexhsantos
Member II

Re: Vantagens e Desvantagens

Willian.

Dei um feedback para meu supervisor e ele pediu para eu perguntar como está a integração Liferay + Alfresco.
E a integração Alfresco + AD.

Pois todos os funcionarios da empresa tem um usuario no AD e queriamos que esses mesmos usuarios fossem integrados no Alfresco.
E estamos vendo também de usar o Liferay como portal e utilizar o mesmo AD para o Liferay também.

Uma outra dúvida é se o Alfresco tem capacidade de ser portal também, ou ele depende de outra solução para isso.

Obs: Sobre a visita, estamos escolhendo as soluções que vamos trabalhar (temos algumas dúvidas ainda) mas assim que escolherem entrariam em contato.

Obrigado mais uma vez.

Att.

Alex Henrique dos Santos
williamsilva
Established Member II

Re: Vantagens e Desvantagens

Olá Alex,
1-como está a integração Liferay + Alfresco.E a integração Alfresco + AD.
R- A versão Alfresco Community  3.5.c integra com o Liferay e AD, na versão Community 4.0.c , estamos fazendo configurações e integração e até o momento tudo ok.Porém faltam alguns testes finais.
    
2- Uma outra dúvida é se o Alfresco tem capacidade de ser portal também, ou ele depende de outra solução para isso.
R-  "ele depende de outra solução para isso."
      Alfresco é um GED/ECM ou sejá um gestor documental, mais pode ser feita integração via Liferay , etc..ou criar interfaces especificas para agregar ao seu portal via API ou JSF. ==
sds.
Abs.
gsdenys
Member II

Re: Vantagens e Desvantagens

Quanto ao MS SQL SERVER eu aconselho a usar os pluguins abaixo para prover o conector para o Community

http://addons.alfresco.com/addons/sqlserver-community

http://addons.alfresco.com/addons/oracle-and-sql-server-support-alfresco-community

Quanto ao AD / LDAP, eu uso sem problemas desde a versão 3.4

Quanto ao Liferay, particularmente eu gosto muito desta solução, e a considero bem estável. Para facilitar para o usuário final eu uso também a solução JASIG CAS como provedor de SSO, assim podemos acessar tanto o liferay quanto o Alfresco com um único login, bem como outras soluções que usem o CAS.

Neste tópico foi comentado também sobre desvantagens. Primeiro NÃO EXISTE SOLUÇÂO PERFEITA, e as desvantagens de qualquer solução depende muito das necessidades esperadas e de com qual outra solução está comparando.

Quando se compara o Alfresco com A maioria das soluções (principalment Alfresco Community) a comparação não terá muito efeito devido a fator CUSTO, Quando entramos neste ponto, na maioria das veses, o mais barato sempre vence, o gratuito então nem se fala.

A comparação entre os Community OpenSources podem ser bem interessante, porem não tenho muito a respeito. A única coisa que tenho sobre é o link abaixo, que já está um tanto velho.

http://blog.athento.com/2009/02/alfresco-vs-nuxeo-gestion-documental.html

De maneira geral, acho que algo que falta na solução é um criador de tipo documental e formulários na propria solução, o que faria a organização e administração ficar bem mais simples e uma ferramenta de relatórios.

[]s